Conheça nosso Instrutor-Chefe de Karatê-Do

Sensei Francisco "Chicão" de Araújo - 5º Dan

Quando o Karatê chegou ao Brasil, um notável Professor foi enviado pela JKA ( Japan Karate Association Associação de Karatê do Japão) em meados da década de 70. O nome deste Professor é Taketo Okuda, que veio a residir em São Paulo e fundou o Dojo (local de treinamento) de Karatê Butoku-kan.

Dentre os vários alunos formados pelo Sensei Okuda, Sensei Francisco Araújo foi um deles, tendo ingressado nos treinamentos da Butoku-kan em 1972 e permanecido até 1992. Antes deste período, Sensei Francisco já havia treinado Karatê em São Paulo com outros instrutores, como o Sensei Sagara.

Durante o período de intenso treinamento pela Butoku-kan, o Sensei Francisco Araújo (apelidado “Chicão”) fez parte da equipe principal da Butoku-kan nas competições, que eram bem tradicionais naquela época, junto com personagens conhecidos do Karatê até hoje, como Sensei Carlos Rocha. Foi campeão do torneio Kokushinkan, e também de competições realizadas no Brasil e no exterior (foto abaixo).

Equipe de Kata Butokukan (da esquerda para a direita): Seigi, Carlos Rocha e Francisco Araújo

No entanto, apesar da experiência competitiva exigir e desenvolver características de espírito forte, onde é necessário uma atitude firme, corajosa e sem hesitação, além de um condicionamento físico e técnico excepcional, sempre foi claro para o Sensei Okuda que isso é apenas uma parte do Karatê. O grande aprendizado para o Sensei Francisco dentro da Butoku-kan veio do Karatê-Do autêntico, com valores morais e filosóficos embutidos na arte através do Sensei Funakoshi, passado por Sensei Nakayama e então para o Sensei Okuda.

Para o Francisco Araújo Sensei, a competição é apenas uma parte do treinamento do Karatê-Do, e este ensinamento foi passado por todos os professores que realmente entendem e praticam Karatê-Do autêntico. O verdadeiro intuito do Karatê-Do é o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes.

Hoje, com mais de 40 anos de prática constante de Karatê, o Sensei Francisco é um legado vivo dos ensinamentos que passaram das gerações de Funakoshi Sensei. Para o Francisco Araújo Sensei, a competição é apenas uma parte do treinamento do Karatê-Do, e este ensinamento foi passado por todos os professores que realmente entendem e praticam Karatê-Do autêntico. O verdadeiro intuito do Karatê-Do é o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes. Maceió pode considerar-se abençoada por ter sido escolhida para tornar-se a sede da Budokan – Escola de Karatê, fundada pelo Sensei Franscisco em 1993.

Maceió pode considerar-se abençoada por ter sido escolhida para tornar-se a sede da Budokan – Escola de Karatê, fundada pelo Sensei Franscisco em 1993.

Artigos Relacionados:

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.