Saiba a diferença entre Estilos e Federações de Karatê

Um Estilo (Ryu), ou escola de Karatê é caracterizado por sua forma peculiar de treinamento, e variações de golpes e formas (como a arte é expressa externamente). De certa forma, um estilo é a interpretação pessoal de seu fundador sobre o Karatê.

Na época de Funakoshi Sensei, foi dado o nome Shotokan por seus alunos, e o nome passou a denotar a forma de prática do Karate deixada por Funakoshi Sensei. Outros estilos reconhecidos até hoje são: Shorin-ryu, de Choshin Chibana Sensei, Goju-ryu, de Chojun Myiagi Sensei e Wado-ryu, de Hironori Oitsuka Sensei.

O que são as Federações?

As Federações foram criadas a nível nacional e mundial como o intuito exclusivo de organizar competições. São entidades sem fins lucrativos que deveriam promover a prática do Karate-Do. No Brasil, diversas federações foram criadas, como a Interestilos, Tradicional, Oficial, entre outras.

É importante frisar: Federações não são estilos de Karatê. Elas tratam apenas do Karate esportivo. Isso é uma fonte de confusão para os novatos, que devem saber diferenciar as competições do verdadeiro treinamento de Karate-Do. Não há treinamento de Karatê só para competir ou estilo da federação XYZ. Existe treinamento de Karate-Do Shotokan ou de outro estilo.

Ao interessar-se pela prática do Karate, procure saber qual é o estilo do Dojo do Professor, e também se ele treinou com instrutores qualificados.

Infelizmente há inúmeros instrutores com faixa preta e múltiplos graus dados por federações sem precedência ou linhagem no Karate-Do. É necessário atenção ao escolher com quem irá praticar, pois os benefícios do Karate-Do só podem ser transmitidos por instrutores que buscaram e buscam ardentemente conhecer e transmitir o Karate-Do autêntico de Funakoshi Sensei.

Artigos Relacionados:

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.