Anatomia do DOJO

 

 

dojo (1)

Fonte: www.budodojo.com/AnatomyOfDojo.htm

 

 

tao_dojo-2-1

www.fightingarts.com/reading/article.php?id=387

 

 

dojo2

www.bigginhilljudoclub.co.uk/Dojolayout.htm

 

 

dojo_kamiza_shimoza01

www.kendo-guide.com/dojo-plan.html

 

Um DOJO tem a disposição a seguir:

KAMIZA: É o lado onde se encontra o retrato de O Sensei e/ou o Kamidana (miniatura de um templo). Este lado tem o significado da sabedoria, conhecimento, julgamento. É representado pelo elemento água e está voltado para o norte.

SHIMOZA: É o lado oposto a Kamiza, é o lado onde se sentam os alunos por ordem crescente de graduações, no sentido de Shimoseki para Joseki ou seja, quando virados para Kamiza, da esquerda para a direita. Este lado significa o intelecto, a aprendizagem, a vontade. É representado pelo elemento fogo e está voltado para o sul.

JOSEKI: É o lado direito e o lugar reservado a professores, instrutores e/ou convidados de honra. É o lado superior e significa a virtude, a caridade ou partilha. É representado pelo elemento madeira e está voltado para o leste.

SHIMOSEKI: É o lado esquerdo e normalmente o lado da porta de entrada. É o lado inferior e significa moral, rectidão, integridade, etc. É representado pelo elemento metal e está voltado para o oeste.

ENBUJO. É o centro da sala. O centro da sala significa a honestidade e é representado pelo elemento terra.

Estas características, nas suas linhas mais gerais são comuns a todos os dojos. No entanto, os significados podem depender da escola, da arte marcial em questão, ou mesmo de quem interpreta as raízes culturais que deram origem a estes termos. Devido à estrutura física (portas, janelas, bancada para público, banheiros), pode existir uma ajuste próprio de cada DOJO. Uma vez estabelecida o lado principal (KAMIZA), os outros lados serão definidos levando em conta ainda a estrutura física.

koto

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.