Livros

mk01 Este volume, organizado por Masatoshi Nakayama, apresenta todos os pontos básicos do karatê, organizados sistematicamente para um aprendizado eficiente passo a passo. O livro mostra as partes do corpo usadas como armas naturais, os golpes, como defender-se, como atacar, além de uma introdução ao kata e ao kumite. O autor também não se esqueceu de alertar o praticante quanto à perfeição que tem de ser atingida em dois aspectos, o espiritual e o físico, se ele verdadeiramente quiser se tornar um verdadeiro adepto do karatê-do. Neste volume, os fundamentos apresentados de forma concisa e precisa são o resultado da experiência do autor na arte da defesa pessoal durante quarenta e seis anos de prática.

mk02 Neste volume, o segundo da série O Melhor do Karatê, Masatoshi Nakayama, além de continuar a explicar as regras básicas que devem ser postas em prática quando se executa o kata ou se aplica o kumite, destaca os princípios físicos e fisiológicos da fonte do karatê e a concentração de força, golpes, forma, estabilidade, técnica e movimento em todas as direções, que são os aspectos básicos e abrangentes do treinamento. A prática deve ser constante e diligente, e não precipitada, e o fortalecimento do corpo deve ser feito gradualmente, dando-se grande destaque à elasticidade dos músculos.

mk03 No kumite (luta), as técnicas básicas são aguçadas, e o movimento do corpo e o distanciamento se adquirem por meio da prática. Este volume explica os tipos e o significado do kumite e a relação entre o kumite jiyu e o treinamento básico nos fun­damentos. As demonstrações são feitas por instrutores da Associação Japonesa de Karatê.

dojo Este livro é uma coleção de ensaios detalhados e vívidos escritos por Dave Lowry, um dos espadachins mais conhecidos e respeitados dos Estados Unidos. Cada capítulo esclarece a história e o significado de rituais, costumes de treinamento, objetos e relacionamentos, que têm profunda importância nas artes marciais japonesas. Repleto de histórias fascinantes tiradas das experiências do autor, O Dojo e seus Significados é um tesouro de informações que os alunos principiantes irão adorar, e os mais avançados considerarão um achado valioso para descobrirem os significados mais profundos das artes marciais japonesas.

kdinamico Os livros de karatê em geral não incluem instruções completas e ilustrações detalhadas, os aspectos fundamentais acrescidos das minúcias que os leitores esperam. Este livro preenche as lacunas deixadas pelos outros. O falecido mestre Masatoshi Nakayama, instrutor-chefe da Associação Japonesa de Karatê, deixou este livro como testamento. A obra revela a grande experiência do mestre como profissional e professor de karatê, descrevendo e ilustrando em pormenores todos os movimentos corretos de bloqueio, soco ou chute que o praticante queira aperfeiçoar, além de orientações sobre combinação de técnicas de bloqueio com contra-ataques decisivos. O livro contém ainda um glossário de todos os termos japoneses do karatê. Devido à velocidade extraordinária das técnicas, o trabalho normal de câmera em geral não consegue registrar a ação adequadamente. Por isso, muitas seqüências fotográficas apresentadas em Karatê Dinâmico foram tiradas com um estroboscópio com a capacidade de instantâneo de 1/10.000 de segundos, o que dá condições de acompanhar cada movimento como realmente é executado.

meumodo Muito já se publicou no Japão sobre o eminente mestre de karatê, Gichin Funakoshi, mas esta é a primeira tradução de sua autobiografia para o português. Escrita pouco antes de sua morte, aos noventa anos, a obra descreve em deta­lhes sucintos a vida do mestre – sua infância e juventude em Okinawa, sua luta para aperfeiçoar e popularizar a arte do karatê, suas orientações para se alcançar a longevidade – e revela sua personalidade única e seu modo de ver a si mesmo, ao seu mundo e à sua arte. Através da leitura deste livro, o praticante de karatê-do chegará a uma compreensão maior do modo de viver e de pensar do mestre e, como consequência, da arte da autode­fesa que ele tanto aperfeiçoou. Karatê-Do – O Meu Modo de Vida é um livro altamen­te recomendado não só para os que praticam essa arte marcial, mas também para todos os que se interessam pela cultura e pelo pensamento do Oriente refletidos na ética e na arte da autodefesa.

vinte Gichin Funakoshi, "o pai do karatê", disse uma vez que "o objetivo maior do karatê não é nem a vitória nem a defesa, mas o aperfeiçoamento do caráter dos seus participantes". Em apoio a essa postura de vida e como orientação aos futuros praticantes, ele cunhou seus lendários vinte princípios. Embora os princípios venham sendo divulgados há anos, os comentários que os acompanham nunca tinham tido uma tradução publicada até o presente momento. O método do mestre Funakoshi enfatiza as razões espirituais e a agilidade mental acima da força bruta e da técnica. Os praticantes não devem confiar na técnica apenas – socos, chutes e bloqueios -, mas, sim, fomentar também os aspectos espirituais da prática. Conheça a si mesmo e o resto se seguirá naturalmente, foi a mensagem que ele deixou para a posteridade há mais de sessenta anos. Como axiomas, os princípios de Funakoshi estão abertos a várias interpretações. "Não existe o primeiro golpe no karatê" tem provocado intermináveis discussões quanto ao seu verdadeiro significado. Muitas dessas ambigüidades são esclarecidas nos comentários, que também são repletos de reflexões filosóficas, episódios históricos fascinantes e conselhos para quem busca um Caminho melhor. Traduzido pela primeira vez do japonês por John Teramoto, ele próprio um praticante de karatê, e acompanhado da caligrafia original, este estudo há muito aguardado é uma leitura estimulante e, para os entusiastas das artes marciais, um tesouro raro e valioso que já não era sem tempo de ser publicado.

mk04

mk05

mk06

mk07

mk08

mk09

mk10 

mk11

 

Estes livros estão disponíveil no dojo para leitura. Quem estiver interessado em comprar, use o link da editora (www.pensamento-cultrix.com.br).

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.