O que é Karatê-Do?

 

Kanji_Karate-Do.com
Karate-Dô

Karate-Dô literalmente significa "Caminho das mãos vazias" e mais do que técnica de defesa pessoal sem armas, é uma arte de alto conteúdo filosófico que busca o aprimoramento do ser humano nos valores morais e espirituais. Desejamos justamente enfatizar este aspecto filosófico, e não praticá-lo como esporte de competição ou de demostrações fúteis, tais como: quebra de tijolos, barras de gelo, etc.

Para quem está indicado o karate-dô?

Recomenda-se a prática do Karate-Dô a todos, indistintamente, não havendo restrições quando a sexo, idade ou características físicas. Mesmo pessoas com saúde frágil podem encontrar no Karate uma energia tonificante que as fortalecerá. Logicamente é melhor nessses casos que haja um acompanhamento médico constante, realizado por um profissional conhecedor das rotinas físicas realizadas por esta arte. Apesar de não haver um limite de idade para iniciar, recomenda-se que as crianças o façam a partir dos 7 anos.

O Karate estimula a agressividade?

Justamente o oposto! A essência do Karate é a não violência. Através do treino busca-se estimular a autoconfiança do indivíduo, principalmente para aqueles que têm um temperamento retraído no convívio social (timidez, tendência a evitar confrontos, etc). No outro extremo das características dos temperamentos, ou seja, naquelas pessoas cuja energia extrapola para o campo da agressividade, o treino canaliza esta energia para o caminho de construção e realização. Quanto mais se domina a técnica de luta mais se aprende que o Karate é defesa e que nunca se deve tomar a iniciativa do ataque.  O treino do Karate inicia e encerra-se com cortesia.

OSS!

20130109_204547 20130109_204556

 

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.